O Senhor deu a Bezalel e a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, o dom de ensinar os outros. E lhes deu habilidade para fazerem todos os trabalhos de gravador e de desenhista... (Êxodo 35.34-35)
Já ouvi muitas vezes (mas foram muitas mesmo): “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”. Esta frase normalmente é usada para motivar pessoas que não se sentem capazes de desempenhar algum papel para o qual estão sendo chamadas.
Esta frase sempre me soou estranha e recentemente, relendo à Bíblia, um texto me saltou aos olhos (ouvidos, no caso, pois estava ouvido pelo app). Registros de Êxodo 35 e 36, no mínimo, precisam nos fazer entender que, sim, muitas vezes Deus escolhe (chama) os capacitados. Claro, esta capacidade veio dele também, mas foi anterior ao chamado.
Muitas pessoas, para não fazer nada na obra do Senhor, usam a desculpa do “eu não sei fazer”, para se esquivar da responsabilidade. Então, alguém com boa vontade diz: “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos.” A frase pode ser motivadora, mas não é verdadeira. Deus sim: “Escolhe os capacitados.” Vocaciona pessoas para diversas funções. Alguns são capacitados “vocacionados” ao ministério, por exemplo. E Deus os chama...
Com este chamado também vem a responsabilidade do aprimoramento, por isso pastores de verdade vão estudar a vida inteira. Nunca sabem o suficiente, pois a sua suficiência vem do Senhor.
Mas Deus pode chamar alguém que se julga sem capacidade alguma e preparar esta pessoa? Claro! Ele não é Deus?! Ele pode tudo.
Quando você for chamado/desafiado para trabalhar na obra do Senhor, lembre que sua suficiência vem dele. E mesmo que você não se sinta capaz, “tudo posso naquele que me fortalece”.
Deus escolheu você para a obra. Não delegue tão grande tarefa a outros. Deus estava com você antes de que tivesse percebido e continuará a te capacitar diariamente.
Ore: Senhor misericordioso, que eu confie cada vez mais em ti e menos nas minhas capacidades, quando tu me chamares a te servir, servindo ao meu próximo e servindo na igreja. Por Jesus. Amém.
Rev. Jarbas Hoffimann
Comments