top of page
Mulher orando

Mensagens

Quem é que determina a moral?

Foto do escritor: PENSE NISSO TeológicaPENSE NISSO Teológica

Deuteronômio 30:19 – Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição: escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.


Conversava com um grupo de universitários sobre a inversão dos valores em nossos dias; aí, um deles se levantou e protestou: “Isso depende da cabeça de cada um, ninguém tem o direito de fazer a moral para ninguém, cada um é responsável por seus atos.”

Estou falando de amor livre, homossexualismo, aborto, drogas, entende? E, nesse terreno, será verdade que cada um é dono de seus atos? O que é imoral? Quem determina os valores morais? O padre, o pastor, os pais, cada um? Como funciona esse assunto? Os valores morais mudam com o tempo, de uma geração para outra, de uma cultura para outra?


Ao longo da História, o homem tentou várias vezes criar a moral para si mesmo. A frase “Eu sei o que é bom para mim” não é de hoje. Sempre foi assim. O homem sempre tentou mudar as regras do jogo, modificar os princípios de comportamento, criar um novo código moral que se adapte a seu modo de ser e de pensar.


O trágico de tudo é que, por mais que a pessoa tente justificar seu comportamento, não consegue eliminar o complexo de culpa que se segue, de modo quase automático aos atos imorais. Por mais que o indivíduo diga para si próprio ‘é um barato’, ‘vamos nessa’, ‘é chocante’ ou ‘tá legal’, a verdade é que ele continua se angustiando e se sentindo culpado, embora nem sempre saiba por quê. Aí aparecem os desencontros com ele mesmo e com as pessoas com quem se relaciona. A vida se complica e se torna uma confusão.

Deus é soberano, e, na soberania de Seu amor, é Ele quem determina o que é bom e o que é mau. O que é certo e o que é errado. E faz isso por amor, repito.


O ser humano é livre! Livre para aceitar os princípios morais que Deus estabeleceu para protegê-lo ou livre para rejeitar esses princípios. Livre para ouvir ou deixar de ouvir. Livre para aceitar o que Ele determinou como certo ou para seguir seu próprio caminho. O que Deus não permitiu é o homem escolher o caminho errado e chamá-lo de certo. Fazer a moral não é atribuição da criatura. É Deus quem faz a moral, porque Ele é amor, e a moral que realmente vale é a que tem origem no amor.


Reflita sobre isso no dia de hoje e ore comigo agora:


Me ajude, Pai, a fazer a Tua vontade. Quero ser dirigido por Teu Espírito, andar de acordo com a Tua Palavra, mesmo que o mundo inteiro ache que eu esteja na “contramão”. Me ajude a ser fiel, por favor! Em nome de Jesus, amém!


Pr. Amilton Menezes

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Contate-nos

Rua Ubiratan Telesca Filgueiras, 260. Bairro Triângulo. Canguçu/RS - 96600-000

Tel: (53) 9.9901-4822

Email: contatopensenissoteologica@gmail.com

Navegação

Essa iniciativa busca fornecer informações relevantes e fundamentadas nos princípios da Bíblia e nos ensinamentos de Cristo, a fim de fortalecer a fé, a esperança e o amor em Deus.

Dúvida Teológica

Precisa de ajuda com algum assunto bíblico? Preencha o formulário com sua pergunta, e estamos aqui para ajudar!

Métodos de Pagamentos Aceitos

Forma de pagamento

Pense Nisso Teológica - CPF/CNPJ:  101.991.037-20 - Rua Ubiratan Telesca Filgueiras, 260. Bairro Triângulo. Canguçu/RS - 96600-000 - contatopensenissoteologica@gmail.com - Telefone: (53) 99901-4822 Estimativa de entrega 21 dias úteis

© 2024 by pensenissoteologica.com. Todos os direitos reservados

bottom of page